Potter Go


PotterGo
 
InícioPortalFAQGaleriaBuscarRegrasMembrosCalendárioGruposRegistrar-seConectar-se
Sejam muito bem vindos ao PotterGo!
Convidado, se dirija primeiramente ao Chapéu Seletor.
Novatos, inscrevam-se no grupo do 4º Ano clicando AQUI
:: Topsites Zonkos -[Zks]::
Novatos, para melhor entender nosso sistema, não deixe de visitar nosso Guia para Novatos
Convidado, não deixe de ver nossos cargos disponíveis
Convidado, não esqueça de fazer o Teste de Varinhas
ATENÇÃO QUARTANISTAS! Para melhor andamento do tempo ON, todas as aulas se encerrarão amanhã!
Convidado, não esqueça de fazer o Teste do Patrono

Compartilhe | 
 

 Tutorial do RPG

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Lydia Kielland Metzger
Diretora de Hogwarts
Diretora de Hogwarts
avatar

Mensagens : 390
Localização : Sala da Diretora/Hogwarts

Ficha Bruxa
Casa: Corvinal
Ano Escolar: Concluído
Varinha: Espinheiro-Negro, 26 cm, rígida, pena de Pássaro-Trovão

MensagemAssunto: Tutorial do RPG   Qui 22 Dez - 5:23


Tutorial do RPG



Este fórum – PotterGo – funciona no sistema de postagens, mais precisamente o RPG. O role-playing game (RPG, traduzido como "jogo de interpretação de personagens") é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.

Os RPGs são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos. Um jogo típico une os seus participantes em um único time que se aventura como um grupo. Um RPG raramente tem ganhadores ou perdedores. Isso o torna fundamentalmente diferente de outros jogos de tabuleiro, jogos de cartas, esportes, ou qualquer outro tipo de jogo. Como romances ou filmes, RPGs agradam porque eles alimentam a imaginação, sem, no entanto limitar o comportamento do jogador a um enredo específico.


1 - Postagens

Para conversar com outros jogadores, não é preciso nenhuma técnica super avançada ou preencher algum pré-requisito. Aja como se fosse a vida real, converse, descreva o ambiente a sua volta, enfim, você é o escritor, você deve ser criativo e interativo. A resposta do outro player virá de acordo com o que for postado, e assim a conversação se desenvolve.

1.1 - Interação com outros players

Durante as postagens, não esqueça de utilizar o modo “On”, para descrever uma ação de sua personagem, e modo “Off”, para dar algum aviso ou fala fora do jogo. Quanto ao português, ele é muito bem-vindo, e, caso queira ser levado a sério pela administração a fim de almejar cargo no Corpo Docente, no Ministério, ou em quaisquer outras vagas, pedimos que o use bem. (“Miguxês”, “nóis”, abreviações irrelevantes, palavrões, entre outros, são abomináveis a nossos olhos, então preste atenção em suas postagens.)

Não se esqueça de diferenciar a fala de alguma personagem com a fala narrativa. O travessão (—) ou as aspas (" ") podem ser usados para indicar a fala da personagem. Eis um exemplo:

A noite no lago de Hogwarts era bela. O luar refletia na água, nas pequenas ondulações emitidas pela lula gigante, e o ar gélido passava levemente pelos meus cabelos. Melhor sensação eu não poderia ter. — Quem me dera ter alguém a meu lado, agora. — Refleti um pouco sobre o que fizera mais cedo com Fulana. Não foi certo. Mas a preocupação não deveria vir a minha mente agora, não agora. Vim aqui justamente para fugir dos problemas, esfriar a cabeça, e, mesmo assim, continuo a pensar nela. Como fui burro! Minha testa começou a latejar de dor, não podia sentir as pernas dormentes, o sentimento de culpa tomava conta de meu corpo pouco a pouco.

1.2 - Legendas

Para melhor entendimento de sua postagem, é bom que coloque legendas para diferenciar as falas. Ex:

Legendas:
- Fala da personagem -
Fala do narrador/Ações
Pensamentos
"Fala de outros Personagens"

Andei vagarosamente entre os arbustos e galhos. Cortava-me à medida que avançava pela Floresta Proibida. Um grito gutural seguido de um cutucão na cabeça me fizeram virar. — Ah, mas que droga, Carlos! — Esse aí me mataria um dia, sem dúvidas. "E aí, doidão, perambulando por aqui, é?", disse ele. — Sim, mas tome cuidado com a acromântula atrás de você. — Foi ótimo ver a reação que ele tomara com o susto. Toma essa!

NOTA: Só utilize a fala do personagem se este for fictício ou se outro jogador postou a frase.


2 – Inscrição na Escola

O momento mais aguardado pelos estudantes, entrar em Hogwarts! Mas, como eu faço para me matricular? Onde passo no Chapéu Seletor? Tenho que abrir alguma conta em banco? Ok, vamos explicar cada um.

2.1 – Matrícula

Para se inscrever na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, é bem fácil e simples. Antes de tudo, há o ícone “Matricular” logo acima. Clique nele e aceite os termos propostos. Em seguida, preencha o campo “Nome do usuário” (este será o nome visto por você e pelos outros membros), coloque seu e-mail verdadeiro, senha, preencha todos os quesitos e aguarde algum Administrador ativar sua conta. Você receberá um e-mail contando que sua conta foi ativada, então agora está permitido seu login no RPG! Mas, como se faz para logar?

Entrar no fórum é ainda mais simples do que se matricular: Ao lado de “Matricular”, clique em “Entrar” e bote login e senha. Feito! Desfrute do mundo da magia!

2.2 – Chapéu Seletor

Entrei no RPG, mas ainda não estou em nenhuma Casa! Como faço? Têm até alguns membros coloridos... O que são eles? Uma de cada vez, vamos lá.

• No início do fórum, há uma categoria chamada “Chapéu Seletor”. Clique nela e siga as orientações para preencher sua ficha;
• No campo “nick”, coloque seu nome de usuário para facilitar a sua identificação para o Chapéu Seletor;
• Dentro de um a cinco dias, uma resposta será enviada em sua caixa de “Corujal”, localizada no topo do RPG, será enviada a você, dando-lhe boas-vindas e dizendo sua Casa;
• Agora, sua personagem terá uma cor e rank, que indica a qual Casa pertence.

NOTA: Caso você faça o teste do Chapéu, mas apareça uma mensagem de “error”, não se preocupe. A administração tomará as medidas necessárias e arrumará o sistema de seleção em poucos instantes. Para seguir direto para o teste, clique aqui.

2.3 – Compra de materiais/objetos

Já que funciona no sistema RPG, como dito acima, roupas, livros, comida, todas são compradas com base na interação. Não há contagem de dinheiro, então há uma livre interação e as compras podem ser efetuadas a qualquer momento. Para aumentar suas postagens, responda ao tópico onde pode comprar sua varinha ou material, interagindo com o dono da loja ou alguma pessoa presente.


3 – Uso do avatar (photoplayer - PP)

O avatar é a foto que sua personagem exibe para todos.

• Primeiro, verifique se a personagem que você deseja utilizar está disponível. Para verificar a lista de avatares, clique aqui, para avatares femininos, e aqui para avatares masculinos.
• O uso de avatares possui algumas regras. Para conferi-las, basta clicar aqui.
• Para colocar uma foto, clique em “Perfil” e, depois, em “Avatar”;
• Se desejar pôr foto de alguém da Internet, copie o link da imagem e coloque no campo “Enviar Avatar a partir de uma URL” e clique em salvar;
• Se optar pôr foto diretamente de seu PC, clique em “Procurar”, depois escolha a imagem e clique em salvar;
• Se o personagem que você escolheu estiver livre, faça o cadastro dele clicando Aqui. Assim só você poderá utilizá-lo.


4 – Perfil Bruxo

Legal, já estou numa das Casas, tenho minha conta no banco, possuo todos os livros... Mas esse tal de “Perfil Bruxo”, o que ele é? Bom, como o próprio nome diz, é o perfil da sua personagem. Aí é possível colocar a que Casa você pertence, qual sua vassoura, sua história da família, feitiço favorito, posição no quadribol, entre outras. Não sei preencher meu perfil, o que eu faço?

Para preenchê-lo, clique em “Perfil” no topo do RPG. Depois, clique em “Perfil Escolar” e, em seguida, “Gerar Ficha de Personagem”. Feito!


6 – Monitoria e Professores

Para conseguir um destes cargos, precisamos avaliar sua personagem durante o RPG.

Os monitores são escolhidos através de suas notas e se seguem às regras do RPG; também são alunos excepcionais que instruem os novos estudantes. “Os monitores são escolhidos através de seus esforços como alunos”.

Já para se tornar parte do corpo docente, uma ficha deve ser preenchida e enviada para a diretora e coordenadora geral Kareen Herveaux Amadecc.


7 – Mensagens Privadas

O que seriam as mensagens privadas? Como diz o próprio nome, são mensagens destinadas somente ao usuário que a recebeu. Para acessar suas MP’s (como são abreviadas as Mensagens Privadas), clique no ícone “Corujal” logo em cima no RPG.


8 – Quadriboll

Quero marcar gols, pegar o pomo, trazer a glória para minha Casa! Uhu! Com quem eu falo para participar da equipe de quadribol? E como são as partidas? Elas acontecem no fórum do RPG mesmo ou em outro lugar?

Vamos por partes:

• As partidas de quadribol são feitas via RRPG, através de um sistema criado pelo PotterGo, que funciona na base de perguntas, respostas e ações (além do português bem escrito);
• Antes de qualquer coisa, fale com o Capitão do time da sua Casa, ele terá o prazer em explicar as regras e lhe passar todas as informações necessárias para participar da equipe;
• Os jogos são realizados aos fins de semana, à tarde, com horário e dia prévios marcados no Portal do RPG ou em algum tópico específico.


9 – Assinatura

Sua assinatura aparece quando você posta uma mensagem. É possível colocar o que quiser, desde imagens a textos, dentre outros.

Há alguns passos para colocar sua assinatura:

• Clique em “Perfil”, depois em “Assinatura”;
• Para colocar uma imagem, primeiramente você deve hospedar uma imagem na Internet . Copie o link da imagem e coloque entre o código da imagem, o qual é [*img] [/img*] (sem os asteriscos). Procure usar imagens médias, pois as muito grandes desconfiguram as páginas em que você postar.


10 – Habilidades especiais

As habilidades especiais são as características e/ou poderes que alguns membros possuem. Para ter uma habilidade especial, se deve preencher a uma ficha e enviar a Vixen Leutzinger Zannotti.


11 – Nomes das personagens dos livros

Caso você não tenha lido tudo e colocou o nome da sua personagem como o de alguém do livro, não se preocupe: encaminhe uma MP para um administrador e ele mudará seu nome. É proibida a utilização de nomes como “Potter”, “Granger” ou qualquer nomenclatura que derive dos livros (a não ser que a administração aprove).


12 – Comensais, Aurores e Duelos

Há o lado do bem e do mal, sim. Os comensais podem matar a qualquer momento, assim como os aurores podem te salvar no último instante. Como eu sei quem é quem?

Os bruxos das trevas têm a cor cinza escuro em seus nomes, e os aurores possuem um tom bege amarelado. Cuidado com quem você for interagir, ele pode te matar! Ah, que droga, então não posso ir a nenhum lugar!

• Primeiro: cuidado ao postar no mundo "trouxa", pois um comensal pode aparecer. A escola é protegida assim como parte do Mundo Bruxo e as "casas das famílias".
• Segundo: nem sempre os comensais atacam os alunos, só os que tiverem experiência em duelos ou que lhes “atrapalharem” em alguma coisa;
• Caso você morra, será colocado no grupo dos fantasmas;
• Há dias que algumas cidades trouxas são protegidas. Para conferir basta clicar aqui e verificar o calendário;

13 - Pontos

Os pontos são distribuídos para cada uma das Casas, baseados nas postagens dos alunos nas aulas; além disso, contamos as partidas de quadribol, os pontos da competição Intercasas e algumas atividades extras que podem surgir com o decorrer do tempo.


14 - Aulas

As aulas são de vital importância para seu progresso no RPG. E isso por quê? Bom, como nos livros da série, os estudantes mais velhos têm maior conhecimento sobre magia e, consequentemente, mais estudo e prática. Os que forem do 4º ano terão muito mais chances de vencer um aluno do 3º, e por aí vai.

Para frequentar as aulas, basta ir em GRUPOS, procurar pelo do 1ª Ano, e se inscreva no mesmo. Depois, basta esperar a sua aceitação, que muito em breve será efetivada.

14.1 - Participando das aulas

Mas como participo das aulas? O que tenho que fazer para uma boa postagem? Vamos aos fatos:

• As aulas serão realizadas de quatro a cinco vezes durante o ano letivo, e são postadas a cada duas semanas;
• O tempo real do semestre dura cerca de três meses;
• Cada aula valerá 10 pontos, que ficarão a critério do professor avaliar;
• Para postar numa aula, primeiramente você deve participar do 1º ano;
• As postagens na sala de aula funcionam como em qualquer outro lugar do RPG, mas devem ser posts com conteúdo e sem floods. Já que os professores avaliam de acordo com a qualidade da sua postagem, é necessário que você se esforce ao redigir uma boa aula, caso contrário, você poderá levar um belo de um T (trasgo);
• Apenas UMA postagem do aluno por aula;
• Os professores avisam quando será a próxima aula;
• As notas de cada um contam para a Taça das Casas, portanto, não bobeie.

Nota: média 5 para passar de ano.

14.2 - Calouros e "atrasados"

Mas eu sou calouro e entrei na metade do ano letivo! E agora, tem como recuperar as notas?

• É possível recuperar as notas no final do semestre. Os professores passam um trabalho de recuperação junto com a prova final, então dá pra passar ainda;
• Se postar após o prazo solicitado pelo professor, sua nota não será avaliada e será como se você não tivesse comparecido à aula;
• Caso não passe de ano, você pode refazer sua série novamente no próximo ano letivo.


15 - Toque de Recolher e Punições

• Após as 23h, todos os alunos deverão estar em suas devidas salas comunais. O aluno que for pego após este horário em qualquer outra parte do castelo ou arredores poderá ser advertido;

• O aluno que estiver produzindo um ato inadequado, como atear fogo, riscar ou danificar livros, brigar, bagunçar o patrimônio da escola, entrar em banheiros do sexo oposto nas comunais, jogar lixo em qualquer lugar que não seja uma lixeira, azarar, dentre outras traquinagens estará sujeito a advertências e punições;

• O monitor não tem o direito de punir, e sim de advertir com uma bronca e, se for o caso, encaminhar o aluno a um funcionário (zelador, enfermeira, bibliotecária ou guarda-caças) para que seja aplicada uma detenção;

• Lugares onde os alunos não devem postar sem um professor: Corredor Proibido do 3º andar, o Salão de Duelos e a Floresta Proibida. O aluno que for pego andando em algum destes lugares sem a companhia de um adulto poderá ser advertido e/ou punido;

NOTA: Cabe ao funcionário definir qual será a punição aplicada.

• Caso o aluno que for flagrado por algum monitor fugir da cena do 'delito' antes que seja aplicada a punição, o monitor deverá encaminhá-lo uma MP, aplicando-o diretamente uma detenção com um dos funcionários;

• Assim que receber a MP do monitor, o funcionário deverá enviar uma mensagem ao aluno, marcando o dia e horário da detenção. Este horário poderá ser negociado conforme disponibilidade das duas partes. O aluno que não comparecer na detenção e não prestar esclarecimentos ao funcionário perderá 3 pontos ou mais na barra de reputação, tendo 15 dias ou mais para recuperá-los;

• São exemplos de punições: trocar lençóis da enfermaria sem varinha, limpar as prateleiras da biblioteca sem varinha, cumprir alguma missão na Floresta Proibida, limpar algum ambiente da escola sem varinha, dentre outros;


Este tutorial visa acabar com as dúvidas mais frequentes dos novos e antigos membros. Esperamos que sirva de ajuda para todos!

Uma ótima diversão,
Administração.


Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://pottergo.forumeiros.com
 
Tutorial do RPG
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Tutorial][PT1] Criar um site - Layout
» [TUTORIAL] Como corrigir alguns erros da Hero Egnine
» [Tutorial] Como por novas armas no xas hero 3.91
» [Tutorial]Como Tirar o Erro: Script In Haging 4 Metodos[Tutorial]
» Tutorial Blender 3D - Modelando Terrenos.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Potter Go :: Principal :: Mural do Iniciante :: Tutorial-
Ir para: