PotterGo
PotterGo

Guia para Novatos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Guia para Novatos Empty Guia para Novatos

Mensagem por Kalythea Cyder Hagewasser Qui 22 Dez 2016 - 3:29


Guia do RPG para Novatos



Seja bem-vindo ao PotterGo! Um local voltado para a diversão de todos os Potteheads e fãs da saga. Esse é o Guia dos notavos, uma iniciativa da Administração do RPG para facilitar a interação dos novos jogadores nesse universo, assim fica mais fácil e rápido ter seu personagem pronto para postar, fazer aulas e crescer no jogo. Nesse guia você poderá encontrar desde o básico para deixar seu personagem pronto, até outras dicas como por exemplo, como funcionam as aulas.

Sejam Bem-Vindos ao RPG calouros!



Última edição por Kalythea Cyder Hagewasser em Qua 16 Jan 2019 - 0:16, editado 1 vez(es)
Kalythea Cyder Hagewasser

Kalythea Cyder Hagewasser
FUNDADORA - Diretora de Hogwarts

Idade :
39

Mensagens :
505

Localização :
Sala da Diretora/Hogwarts


Registro Bruxo
Potencial Mágico:
Atibutos:
Perícias:

https://pottergo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Guia para Novatos Empty Re: Guia para Novatos

Mensagem por Kalythea Cyder Hagewasser Qui 22 Dez 2016 - 3:55


O Início de Tudo



• Username ou Nome do Personagem

É um dos itens mais importantes e que requer muita atenção! O seu username é também o nome do seu personagem e precisa ser composto de nome e sobrenome, por exemplo: João Oliveira ou Maria Joaquina da Silva, você pode abreviar um dos nomes ou ter até 3 sobrenomes, contanto que seu nome contenha no máximo 25 caracteres contando com letras, espaços ou pontos. Outros exemplos:

ERRADO: Maria Joaquina Silva Santos = 27 caracteres (24 letras e 4 espaços)
CORRETO: Maria Joaquina S. Santos = 24 caracteres (20 letras, 3 espaços e 1 pontos)

O sobrenome de seu personagem não pode ter nenhuma ligação com os sobrenomes do universo de Harry Potter, então sobrenomes como “Potter”, “Granger” ou “Weasley” e outros, são proibidos de serem usados por aqui. Lembrando também que não deve usar o underline ou hashtag "_/#" para separar seus nomes, já que é aceito o uso de espaço entre os nomes. Fique atento à isso!

Exemplos de nomes ERRADOS:
Carla Potter
Giovane Weasley
leca_evans
Marina Granger
potterhead03
Leonardo_Malone

Meu nome está errado, o que eu faço?

Vá até o fórum de Atualizações e Pedidos e peça a mudança de nome, no tópico
Atualizações de nomes, colocando um adequando em seu lugar.


Não tenho família, e agora?

Pode procurar os moderadores das famílias já existentes e pedir para ser adotado, ou ainda, procurar pessoas que já estão a mais tempo no RPG e perguntar se há alguma família aceitando membros, ou formar sua própria família (leia sobre isso mais a frente).


• Teste Para o Chapéu Seletor

Agora que você está com seu nome arrumado, falta fazer parte de uma casa para poder frequentar as aulas de Hogwarts e ter seu nome colorido com a cor de uma delas! É muito fácil, logo no início do fórum, há uma categoria com o nome Chapéu Seletor & Testes Gerais, clique nela e depois no tópico Chapéu Seletor. Nesse tópico você encontra algumas regras sobre a seleção, como responder todos campos e colocar o mesmo Nome (username) e e-mail da conta, sem eles é impossível você ser selecionado, então preste atenção para colocar exatamente igual.

O Teste do Chapéu Seletor só pode ser feito uma única vez, e não é possível mudar de casa. Caso tenha ainda dúvidas sobre as casas ou não saiba como elas são, um tópico com maiores explicações pode ser encontrado clicando aqui.

O TEMPO DE ESPERA DO TESTE DE CHAPÉU SELETOR É DE ATÉ 5 DIAS.
Tenha um pouco de paciência, os testes não costumam atrasar, e ele pode ser encontrado clicando aqui.

• Avatar?

Avatares nada mais é do que a cara que seu personagem tem, uma forma de identificarmos como você imagina o seu personagem e como o mesmo é. Os avatares podem ser representados por atores/atrizes, cantores(as), modelos, figura pública ou até por uma imagem de você mesmo.

Todo avatar deve ser registrado para que assim dois membros não se encontrem e tenham a "mesma cara" sem que se quer sejam irmãos gêmeos, afinal ninguém encontra na rua alguém igual a si. Para isso existem duas listinhas que você deve se atentar, sendo elas a de avatares masculinos e a de avatares femininos, bem como os respectivos tópicos para registro de cada um deles. Várias são as regras para os avatares, porém as principais se referem:

- Ao tamanho, que deve ser de 200px (pixels) de largura, para uma altura entre 320px e 400px;
- O fato de não estar registrado por outro membro ativo no fórum;
- Sua presença no fórum, já que para manter seu avatar você deve postar (em on) ao menos de 30 em 30 dias;
- E que para manter seu registro, este post, ao menos a cada 30 dias, tenha 50 caracteres ou mais.

Você pode encontrar todas as regras clicando aqui! No que é muito importante que leia todas para só então efetuar o registro ou roubo de um avatar. Sim, você pode roubar o avatar de alguém desde que esta pessoa esteja com sua conta infringindo as regras de uso do avatar.

Os tópicos de solicitação de avatares podem ser encontrados aqui: Solicitação de Avatar Masculino e aqui: Solicitação de Avatar Feminino.




Última edição por Kalythea Cyder Hagewasser em Qua 16 Jan 2019 - 0:14, editado 2 vez(es)
Kalythea Cyder Hagewasser

Kalythea Cyder Hagewasser
FUNDADORA - Diretora de Hogwarts

Idade :
39

Mensagens :
505

Localização :
Sala da Diretora/Hogwarts


Registro Bruxo
Potencial Mágico:
Atibutos:
Perícias:

https://pottergo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Guia para Novatos Empty Re: Guia para Novatos

Mensagem por Kalythea Cyder Hagewasser Ter 3 Jan 2017 - 23:51


Entendendo o RPG

Para as interações e Posts ficarem legais:

• Procure fazer sua narração de forma correta, como por exemplo "nós", e não "nóis". Caso se interesse em algum cargo superior, este é um dos critérios avaliados para a escolha.

• Para escrever uma ação, procure usar uma legenda que facilite o entendimento das suas postagens. Separando de formas diferentes suas ações, falas e pensamentos, o que pode ser feito separando cada um dos tipos com cores diferentes ou usando[/color] diferentes formatações como negrito, sublinhado e itálico.

Preciso sair, e agora?!

Num post, deve-se diferenciar as falas e ações que são diretamente ligadas à vida do personagem ou não.

ON: São falas diretamente ligadas à vida do personagem e o que ele faz. Não é obrigatório se colocar antes da frase.

OFF: São falas ou ações que usamos para fatos que acontecem fora do jogo. E quando necessário deve ser usado.

Exemplo: (Imagine que alguém queira avisar que vai comprar alguma coisa que a mãe pediu e quer falar que vai voltar em 10 minutos)

Dirijo-me para Amanda, com um sorriso no rosto, e digo: - Bom dia, Amanda!
Off: Espere um pouquinho que só vou fazer umas compras e já volto.

Fui desrespeitado, o que faço?

• É direito de todos os membros do fórum denunciarem ações ilegais cometidas pelos usuários em geral e moderadores, tais como abuso de poder ou omissão deste, ofensas e desrespeito.

• As denúncias poderão ser encaminhadas a qualquer administrador juntamente com um print do momento em que o fato ocorreu, no que o print é muito importante para comprovar que algo errado realmente aconteceu.

Preciso necessariamente ir para as aulas em Hogwarts?

• Os alunos não são obrigados a assistir as aulas, mas lembre-se de que uma vez participando das aulas você estará marcando pontos para sua Casa e só assim conseguirá que seu personagem vá avançando até chegar ao sétimo ano e se formar oficialmente.

• As aulas serão realizadas uma vez a cada duas semanas nos tópicos correspondentes. Procure participar das aulas, elas ajudam bastante a desenvolver seu personagem e fazer amigos.

Quero sair de Hogwarts, como faço?

• Para entrar e sair de Hogwarts, só há uma maneira: pelas portas do castelo. Aparatação é proibida em Hogwarts, com exceção em casos autorizados pela ADM em OFF.

• As férias variam de um a dois meses (os alunos sempre serão avisados), e há a opção de ficar em Hogwarts.

• Durante o ano letivo também existem algumas festividades e finais de semana de visita a Hogsmeade, quando você poderá postar livremente pelo vilarejo bruxo.

E se eu não quiser ser aluno?

• Existe uma variedade de cargos pelo RPG, no que para ocupar um deles é só responder uma ficha e se ela for aceita pelo moderador do grupo, seu personagem se torna um adulto, mesmo que não tenha cursado as aulas até se formar. Porém existem diferenças entre se tornar adulto passando por Hogwarts ou atalhando com alguma ficha para cargo.

Posso excluir minha conta?

• Para melhor visualizar os autores dos posts, nenhuma conta será excluída do fórum, independente do motivo.

Estou perdido(a) e não sei por onde começar

• Todos nóss usuários do RPG já fomos novatos um dia, e assim como você alguns não sabiam o que fazer (ou como fazer da maneira correta), caso tenha dúvidas você pode - e deve - buscar pelo auxílio dos moderadores.

Quem são os moderadores?

• Todos aqueles que possuírem @ na frente do nome no Chatbox
Ex: @ Vixen Leutzinger Zannotti

Ninguém quer me ajudar, como proceder?

• É dever de todos os veteranos tratar bem os novatos, e vice-e-versa, assim como também é dever de todos lerem as Regras do RPG. Qualquer ato de desrespeito poderá ocasionar na retirada do membro do chat (kick) ou até banimento do chat.

• As denúncias poderão ser encaminhadas a qualquer administrador por MP juntamente com um print do momento em que o fato ocorreu, o qual é muito importante para comprovar a infração.

• O moderador é um usuário como qualquer outro e está sujeito às mesmas punições que qualquer um.

O que não devo fazer?

• Usar o caps lock consecutivas vezes, de maneira a tornar o chat um lugar desagradável e dificultar o desenvolvimento da conversa;

• O uso do caps lock também poderá ser considerado como uma infração leve desde que o moderador saiba distinguir quando ele está sendo usado em exagero;

• Caso esteja sendo usado sem moderações, é permitido ao moderador o prosseguimento das regras para kickar e banir o autor.

• Falar (digitar) palavrões com frequência, incomodando os outros players.

• Iniciar brigas, discussões de ordem ON ou OFF.

• Realizar Flood (enviar repetidas vezes a mesma mensagem ou mensagens que atrapalhem a interação no chat).




Última edição por Kalythea Cyder Hagewasser em Qua 16 Jan 2019 - 0:14, editado 1 vez(es)
Kalythea Cyder Hagewasser

Kalythea Cyder Hagewasser
FUNDADORA - Diretora de Hogwarts

Idade :
39

Mensagens :
505

Localização :
Sala da Diretora/Hogwarts


Registro Bruxo
Potencial Mágico:
Atibutos:
Perícias:

https://pottergo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Guia para Novatos Empty Re: Guia para Novatos

Mensagem por Kalythea Cyder Hagewasser Qua 4 Jan 2017 - 0:11


Postagens

Você já deve ter percebido que o RPG é repleto de lugares para se explorar, seja dentro do castelo, como no Mundo Bruxo e no Mundo Trouxa, e se divertir neles não é difícil.

Antes de ir postar, verifique se o local é protegido! Ele ser protegido significa que nenhum comensal pode te atacar ou sequestrar, mas não se preocupe, existem muitos locais seguros!

Hogwarts, Beco Diagonal, Hogsmeade, Galeria Grogan Stump, Hospital St. Mungus, Ministério da Magia, Sede do Profeta Diário, são locais TOTALMENTE protegidos e que você pode postar sem preocupação nenhuma! A maioria das cidades do Mundo Trouxa não são protegidas, então fique atento.

• Como postar

É fácil, depois de escolher um local, leia a descrição que pode sempre ser encontrada na primeira mensagem do tópico, ela ajuda bastante na hora de fazer a descrição em seu post. Procure criar uma situação, escrever como seu personagem se sente e o que ele foi fazer no local, isso ajuda bastante e serve como treino para as aulas (item abordado logo à seguir).

Muitas pessoas aqui no RPG utilizam conjuntos de códigos que damos o nome de Tables ou Templates, que servem para deixar o post alinhado, centralizado, e até mesmo com alguns “enfeites”. Esses códigos vocês podem encontrar em sites especializados nisso, na área do grupo de ajuda da sua casa ou pedindo ajuda com eles indo na categoria Central de Ouvidoria, onde você pode encontrar alguns templates/tables armazenados e membros dispostos a lhe ajudar com códigos diferentes. Você também pode encontra-lo clicando aqui.



Última edição por Kalythea Cyder Hagewasser em Qua 16 Jan 2019 - 0:14, editado 1 vez(es)
Kalythea Cyder Hagewasser

Kalythea Cyder Hagewasser
FUNDADORA - Diretora de Hogwarts

Idade :
39

Mensagens :
505

Localização :
Sala da Diretora/Hogwarts


Registro Bruxo
Potencial Mágico:
Atibutos:
Perícias:

https://pottergo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Guia para Novatos Empty Re: Guia para Novatos

Mensagem por Kalythea Cyder Hagewasser Qua 4 Jan 2017 - 0:31


Aulas

• Importância das Aulas

Assim que você cria seu personagem e o inscreve no grupo do primeiro ano, você precisa frequentar as aulas, tirar boas notas para passar de ano e então assim prosseguir aprendendo coisas novas. A cada ano que seu personagem avança, ele pode fazer mais coisas, como por exemplo usar feitiços mais avançados ou se candidatar à ficha de habilidades que exijam um ano superior. Além de todo esse processo de evolução, ao postar uma aula, você consegue pontos para a sua casa, ajudando-a a ficar mais perto do troféu da Copa das Casas.

• Inscrição no Ano Letivo


Para que você consiga ver a área onde são postadas as aulas, você primeiro precisa se inscrever no grupo do primeiro ano. Para isso basta ir no menu e clicar em Grupos, selecionar o grupo 1º Ano, clicar em "Ver Informações" e depois em "Participar do Grupo". Pronto! O Administrador responsável, irá aceita-lo no grupo e assim que o fizer, você poderá ver as aulas. Você também pode se inscrever clicando aqui e depois em "Participar do Grupo".

• Frequentando as aulas

Agora que você está inscrito no primeiro ano, é bom saber que temos dois anos letivos em ON aqui no RPG durante um ano OFF nosso, então fique esperto com os avisos que são postados informando o início das aulas. Cada ano possui cinco matérias obrigatórias (aquelas que você precisa fazer e se esforçar para tirar notas boas e conseguir passar de ano) e uma quantidade de matérias opcionais (aquelas que não precisam ser feitas, mas que também rendem pontos para a sua casa e podem influenciar na trama pessoal do seu personagem). Nas matérias obrigatórias a cada aula o professor elege alunos destaques, que são alunos que fizeram um post muito bom, se destacando pela criatividade, coerência e ortografia, e se você conseguir vários destaques, no final do ano letivo, pode ser eleito a aluno destaque do ano e ter a sua fotinho no nosso portal.

As matérias obrigatórias possuem cinco aulas a serem feitas e para se passar de ano você precisa somar 25 (vinte e cinco) pontos, sendo que todas as aulas valem de 0 a 10 pontos. As opcionais possuem quatro aulas, mas para ser aprovado você precisa de apenas 20 (vinte) pontos no total. Sendo que se você preferir pode trocar uma matéria obrigatória por uma opcional, no que é necessário que você seja aprovado em 5 matérias para que possa passar de ano. E ao se inscrever em uma opcional ou mais, você não é obrigado a cursar ela até o final daquele ano. Caso você acabe se atrapalhando um pouco durante o ano letivo e deixe de postar algumas aulas, não se preocupe, nós temos uma recuperação, onde você tem uma semana para realizar uma atividade passada pelo docente e recuperar até 10 ponto em sua média e você ainda pode passar de ano através do Provão. O Provão é nada mais que uma prova com várias perguntas sobre as aulas que fizeram durante o ano letivo. No final de cada ano letivo é postada uma lista com os alunos que passaram direto e os que tem direito ao Provão. Sendo que para ser aprovado para o provão, você precisa cursar a mesma quantidade de matérias, porém apenas é necessário que em cada uma delas tenha ao menos duas notas maiores ou iguais a 5 (cinco). Lembramos também que se ao final do ano você estiver aprovado para o Provão, pode mesmo assim fazer a recuperação para tentar passar de ano direto.

Existe também uma diferença entre passar de ano direto e passar por provão, no que por seu esforço e dedicação, ao passar de ano direto, você pode pular um ano escolar, ou seja, ir do 1ª ano para o 3º ano, por exemplo. Mas se for aprovado por provão terá que passar para o ano seguinte.

• Dicas

Sempre leia com atenção a aula do professor, para que você possa desenvolver bem a sua.
Você só deve postar uma única vez por aula, então precisa começar, desenvolver e terminar tudo no mesmo post.
Nunca copie as falas dos professores. Descreva-as em um pequeno resumo do que ele falou.
Você pode combinar interação com um amigo e criar situações, isso deixa a aula mais dinâmicas. É claro que faça tudo isso seguindo o contexto da aula.




Última edição por Kalythea Cyder Hagewasser em Qua 16 Jan 2019 - 0:15, editado 1 vez(es)
Kalythea Cyder Hagewasser

Kalythea Cyder Hagewasser
FUNDADORA - Diretora de Hogwarts

Idade :
39

Mensagens :
505

Localização :
Sala da Diretora/Hogwarts


Registro Bruxo
Potencial Mágico:
Atibutos:
Perícias:

https://pottergo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Guia para Novatos Empty Re: Guia para Novatos

Mensagem por Kalythea Cyder Hagewasser Qua 4 Jan 2017 - 0:38


Monitores e Herdeiros

Monitores:

Os monitores são os responsáveis por supervisionar os alunos de suas e das demais casas, ajudar os recém-chegados, e dar “puxões de orelhas” nos que não cumprem as regras, monitorar os corredores nas viagens de trem, fazer rondas pelo castelo e sanar possíveis dúvidas dos alunos.  Eles são alunos exemplares que visam oferecer o melhor a Hogwarts.

Para conseguir o cargo, é necessário que o usuário:

• Seja presente no RPG e esteja no fórum há algum tempo (ao menos alguns meses);
• Tenha uma boa conduta no fórum (não arrume brigas constantemente, nem desrespeite os outros usuários);
• Seja compromissado com suas com sua casa (faça as aulas com frequência e não possua um histórico de muitas repetências);

Obrigações do Monitor:

• É obrigação do monitor agir com imparcialidade, devendo, em caso contrário, qualquer player reportar o problema aos Monitores Chefes, que irão analisar o caso e agir de acordo com os comandos da administração.

• Da mesma forma, o “abuso de moderação”, ou “abuso de poder”, quando constatado, deverá também ser reportado para que se tome as devidas providencias afim de que nenhum player se sujeite a constrangimentos, humilhações ou situações do gênero, visto que a obrigação dos moderadores é evitá-las.

• Quando julgar necessário dar alguma detenção em post, o monitor deverá informar o aluno que ele receberá uma MP informando a data da detenção e seu responsável.

"Poderes" do Monitor

• Kickar players que estiverem causando discórdia no chat;
• Advertir players que estiverem causando discórdia - tanto no fórum quanto no chat;
• Suspender alunos causadores de problemas (com supervisão do administrador responsável, ou diretora de casa);
• Perambular por Hogwarts após o horário de recolher para realizar rondas;


Como me tornar um monitor?

Os monitores são recomendados à administração pelos(as) diretores(as) de cada uma das casas ao fim de cada um dos anos letivos, ou sempre que necessário haver uma troca, porém há meios de se destacar para ser um potencial candidato ao cargo. Aqui vão algumas dicas: Sempre ajude os alunos novos, ajudando-os a compreender o sistema do rpg; Faça as aulas do seu ano de maneira caprichada; Evite brigas desnecessárias; Conheça as regras - ainda que as mais básicas.



Herdeiros:


Hogwarts foi originalmente funda da por quatro grande bruxos, que baseados em suas principais características, inseriu-as em cada uma das casas e também, no chapéu seletor que passou a ser o "selecionador oficial", destinando assim os alunos à cada uma das casas que mais adéqua a personalidade e caráter. Os fundadores apesar de terem seguido por caminhos diferentes, deixaram algo em comum: Herdeiros, proles de seu próprio sangue que possuem além das características mais marcantes de seus antepassados, também habilidades especiais.

Os fundadores:

Helga Hufflepuff
- De acordo com o Chapéu Seletor ela é a Meiga Hufflepuff das Planícies

Está nas cartas dos bruxos famosos, que ela aceitava pessoas de todos os tipos, as tratava com igualdade e as reunia para aprenderem tudo de bom que pudesse ser ensinado, de acordo com a capacidade de cada um. Por isso todos a adoravam. Durante a feitura do chapéu, Helga Hufflepuff prezou por aqueles alunos que eram honestos, trabalhadores, justos e leais, cujo pensamento era voltado para o grupo, e não para si. Por isso sua casa é frequentada por aqueles que desejam aprender, são interessados, praticam a amizade sincera e o desejo de ajudar uns aos outros.

Significado: Lufa-Lufa significa grande entusiasmo, pressa ou agitação, características que combinam com seus moradores, que partem felizes para cumprir suas tarefas.

Godric Gryffindor -  Foi Gryffindor que teve a ideia de utilizar um Chapéu Seletor que era, na verdade, seu próprio chapéu de bruxo. Fundador da casa Gryffindor, dos corajosos e ousados. A coragem, bravura e respeito estão sempre acima de tudo. Como fundador da escola, acreditava que qualquer um que mostrasse habilidade mágica poderia estudar em Hogwarts.

Significado: Do grego "Grifos" nome dado à uma criatura fantástica com corpo de leão e cabeça de águia.

Bens Herdados: A espada de Gryffindor.


Salazar Slytherin
- De acordo com o Chapéu Seletor ele é o Astuto Slytherin dos Brejais, o que faz pensar que ele possivelmente venha de Norfolk. Salazar queria que a escola de Hogwarts fosse frequentada apenas pelos puro-sangues. Pessoas com sede de poder, astutos e que não têm medo de fazer o que for preciso para chegar aos seus objetivos entram na casa Slytherin.

Significado: Sly: "astuto".

Bens Herdados: A câmara secreta e o Basilisco.

Rowena Ravenclaw - Ela própria era muito inteligente, e dizem que também muito bonita, com um rosto "um tanto intimidador e austero" por isso, dizem que na corvinal é onde estão as garotas mais bonitas da escola. Numa canção do Chapéu Seletor, ele diz um verso sobre ela: A bonita Ravenclaw das ravinas. Os membros da Corvinal são inteligentes, perspicazes e gentis, ainda que misteriosos. Possuem uma grande sede de conhecimento e pensam rápido na hora de dizer algo gracioso.

Significado: "Corvinu" em latim significa "corvo" e tem a ver com Ravenclaw, que em inglês significa Garra de Corvo. Embora o animal-símbolo seja a águia.

Bens Herdados: O Diadema Perdido de Rowena Ravenclaw.


O Herdeiro de cada fundador de casa é selecionado de acordo com:

• Sua presença no fórum;
• Histórico de postagens;
• Compromisso para com sua casa;
• Prestatividade para com os alunos novos (players no geral);  
• Fazer as aulas do seu ano de maneira caprichada e passar de ano - ainda que pelo provão;
• Evitar utilizar muito o sistema de flood;
• Evitar brigas desnecessárias;
• Conhecer as regras - ainda que as mais básicas;
• Conhecer a história de sua casa.


Kalythea Cyder Hagewasser

Kalythea Cyder Hagewasser
FUNDADORA - Diretora de Hogwarts

Idade :
39

Mensagens :
505

Localização :
Sala da Diretora/Hogwarts


Registro Bruxo
Potencial Mágico:
Atibutos:
Perícias:

https://pottergo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Guia para Novatos Empty Re: Guia para Novatos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos